domingo, 11 de julho de 2010

O Problema (da) Música Portuguesa



Depois de uma longa conversa e reflecão com o meu 2º botão, decidi expor aqui, a minha revolta, quanto à música portuguesa. Muita coisa, se pode dizer, muito sinceramente, nem sei por onde começar...

Bem, começo pora falar nos álbums mais vendidos em Portugal, que retrata ora os ouvintes de boa música, ora os ouvinte de música (?). Esta semana é uma semana de ouvintes de boa música, temos um Top 3 recheado de música boa e portuguesa: Deolinda , com os seus dois álbuns e Pedro Abrunhosa. Mas isto é algo que não acontece sempre,muitas vezes, Portugal vê no seu Top de álbuns vendidos, um Top3, só de álbuns internacionais, e os portugueses ficam-se pelo 8º lugar, algo do género. O mais engraçado é que os Buraka Som Sistema em Portugal ficaram-se pelo Disco de Ouro com o seu último álbum, Black Diamond, porém este ficou em 1º lugar no top do nosso único país vizinho, à frente de nomes como Black Eyed Peas e Alicia Keys. Mas porque razão, se dá este fenómeno? Será pelo facto de nunca termos visto os Buraka na TV Nacional, a actuar num programa com uma boa audiência? Serà pelo facto de não passar a promoção do CD na TV? Será pelo facto, de a música deles, darem em poucas rádios? Será por nunca terem sido banda sonora de uma novela? Pois é, hoje em dia, as músicas que passam como banda sonora de uma novela, são um fenómeno, o problema é que algumas das músicas, ou melhor, maior parte delas são internacionais. Contudo, os genéricos, têm-se mantido em português, graças a Deus, e também estes se tornam um sucesso imediato.

Outro ponto são as rádios, a RFM, por exemplo, uma das rádios mais ouvidas em Portugal, não passa uma boa dose diária de música portuguesa. É verdade, que eu também gosto de ouvir música internacional, é lógico, mas devia saber-se dosear, assim como faz o canal francês MCM, que passa, intercaladamente, música internacional e música francesa, e é o que se devia fazer na RFM, é lógico que seria apenas passar boa música, mas não seria díficil, de maneira nenhuma. A Rádio Festival,embora passa música com um carácter mais festivaleira, passa mais música portuguesa, e muitas de boa qualidade, sendo que algumas passam também na RFM.

Outro fenómeno são os talent-shows, que na Inglaterra, na Filândia, nos EUA, resultam mas em Portugal não. Pode-se contar pelos dedos, os portugueses que saíram de talent-shows e têm uma carreira, um CD, um videoclip. Milhentas boas vozes, estão aí, aqui, à espera de projectos e nada. Temos artista tão bons ou melhores do que internacionais, que não gravaram um CD, um videoclip, etc,e quem os fez, não teve sucesso. Vanessa Silva, é um desses exemplos, uma das melhores vozes femininas portuguesas, que nunca gravou um CD, mas porquê? Não percebo, se fosse nos EUA, mas a Vanessa saísse do concurso, gravaria logo CD, hoje já seria uma cantora de renome, tendo em conta, que participou num dos primeiros programas de talentos portugueses. Apenas têm singles, e nesses singles adivinha-se um bom CD, se os compila-se, mas para quê, para se calhar vender mais noutro país, que no seu próprio país, que escolhe a medíocridade, para ouvir no seu dia-a-dia? Filipa Azevedo, a nossa representante deste ano da Eurovisão é outro exemplo. A Filipa, saiu do programa vitoriosa, comparada até com a Beyoncé, várias vezes e gravou um CD. CD este que saiu em Setembro do ano passado e só em Abril deste ano, o encontrei no Media Market, e posso vos garantir que um excelente CD, que mostra a poderosa voz que a Filipa têm, um CD bem ao género de Leona/ Beyoncé, realmente bom. Mas será que compensou, Filipa lançou-o e público que outrora, a considerava uma diva, não o comprou... Será isto compensador? Diana Piedade , saiu agora do programa "Ídolos", com o 2º lugar, e durante o programa foi muito acarinhada pelos especialistas de música, porém será que já teve projectos para a gravação de um CD? Não acredito. Diana está neste momento a dar concertos, organizados por ela, o que eu acho perfeitamente legítimo para a Diana e fico feliz por ela ter público, porém triste por ela não estar já neste momento em gravação de um CD, e já com uma tournée com estreia em Setembro. Porquê? Porque está em Portugal. Existem muitos e muitos outros exemplos.. e neste momento os portugueses andam fascinados com os meninos Disney, uns mais talentosos, que outros, mas que assim, que saem da série, como actores, gravam logo um CD e fazem o maior sucesso, em todo o mundo.

Muitos outros problemas existem, mas decidi levantar apenas estes.



Sem comentários:

Enviar um comentário